Formandos…

Não vale a pena jogar a vida em apenas um dia. Não vale mesmo. Talvez não valha jogar nada em um dia. Alguns dirão : e se vc só tiver um dia de vida? Depois eu penso. Por vezes dizemos que, num determinado momento ou por instantes, “a vida passa como um filme”. É retórico, talvez superficial. O pior é que tendemos a analisar, muitas vezes, a quase tudo, dessa forma: como diz Stephen Jay Gould num antológico artigo chamado Dez mil gestos de delicadeza, passamos um dia ótimo e um pequeno tropeção na porta de casa basta para soltarmos um “que dia horrível”…Falo tudo isso por causa do turbilhão de emoções que vivi ontem : a formatura da turma dos 50 anos do CEN, escola onde trabalho há 20 anos. Guilherme, Luis Felipe, Tatá, Matheus, Biancas, Luiza, Mariana, Ig, Felipe, Carol, Maria, Rafaelle, Marcela, Ty, Mau, Jadinha e tantos outros, que foram ou não meus alunos estavam lá. Os Porto, os Sabino, os Erthal, os Macedo Lima, as Rocha, as Sá, os Ullman…ciclos que vão e vem.

Tantos amigos professores e funcionários de tantos anos, sintetizados num vigoroso e direto discurso de nossa diretora-geral, Lubélia, pondo os pingos nos is de nossa Filosofia: o CEN somos nós. É a herança humanista , de tolerância, amor e liberdade que nos deixaram. E ponto.

Vi tantos ali crescerem. Vi tantos chegarem. Vi tantos que não estavam ali…

Pude dizer, com orgulho, a alguns pais: dever cumprido. Em alguns casos, comprido…E o resto foi festa…

Lugar bonito. Empenho das crianças na organização. Festa bonita. Devia terminar aqui…Mas, Deus, como bebem as crianças.

Continuo, aos 49 anos, pasmo como os efeitos da liberalidade com a qual se trata bebida alcoólica em nossa sociedade. Pasmo com a (?) necessidade de beber para se alegrar. Com a impossibilidade de se pensar uma festa sem bebida, com a naturalidade que se encara a livre circulação de bebidas entre adolescentes. Com a naturalidade com a qual alguns o fazem.

Eu, ser bobo e alegre por natureza, não entendo por que e para que se bebe.

Mas isso é discussão para um outro post…por enquanto, vou apenas tentando encaixar na cabeça como será o CEN sem eles, pois eles terão consigo o CEN para sempre…

Anúncios

4 opiniões sobre “Formandos…

  1. Nelson! vamos sentir muitas saudades.. vc é daqueles que tem na certidão de nascimento o nome do CEN. Te amo!
    ah, muito impressionante! nenhum trocadilho! hauhua
    beeijo

  2. Concordo com vc Nelsom, hoje em dias as nossas crianças associam Festa a Bebida e com isto perdem mais do que ganham…

    Quantos ontem deixaram de curtir um ambiente maravilhoso, o encontro, o reencontro e a despedida…

    Só espero que pelo menos sirva de exemplo para uns e lição para os outros…

  3. lindo Nelson, adorei o que li! vou sentir saudades de tudo e todos, alias já estou com saudades.
    Obrigada por tudo nelson, sempre feliz, contando piadas, organizando o GeoHcen, e ensinando cada um de seus alunos a serem pessoas melhores.
    SAUDADES!


  4. Concordo em gênero, número, grau e sentimento com tudo o que foi dito. O que nessa escola for construído, absolutamente nada vai destruír; são relações com e lições sobre o melhor do ser humano, que serão passadas para quem nos suceder e que só de olhar os que nos antecederam compreendem. A maior prova disso são os sobrenomes reincidentes na lista de chamada a cada 5, 10 anos. Os profissionais do CEN (e isso te inclui, ainda que não tenha me dado aula) têm o dom de fazer cada um ser feliz e orgulhoso do que é, sem que o valor do diferente diminua por isso. Você, em especial, me fez admirar o meu próprio idealismo, assim como admiro o seu. Enfim, não serão os poréns do álcool, nem das más escolhas feitas naquela festa ou mesmo nesse ano, que vão mudar seu resultado e suas memórias lindas. Obrigada por tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s