Campanha por mais escolas verdes aumenta nos EUA

O Globo

Campanha por mais escolas verdes aumenta nos EUA
Sidwell Friends, onde estudam Malia e Sasha Obama, vira símbolo de colégios ecologicamente corretos

Marília Martins
Correspondente

NOVA YORK. O colégio das filhas do presidente Barack Obama virou o símbolo de uma campanha para popularizar escolas ecologicamente corretas nos Estados Unidos.
A Sidwell Friends School, em Washington, tem a cotação mais alta — platina, em LEED (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental) — quando se trata de projetos ecológicos.
O prédio e o mobiliário foram feitos com material reciclável, com selo de origem controlada, o que significa que a madeira, por exemplo, não veio de região desmatada. O sistema de ventilação foi concebido de modo a tirar máximo proveito da arquitetura e da força dos ventos, economizando sempre que possível o uso de ar condicionado no verão e aquecedores no inverno. Até a água da chuva passa por uma rede de canaletas para ser filtrada e aproveitada nos serviços de limpeza.
Sasha e Malia Obama têm aulas semanais de correção ecológica e frequentam uma escola que tem placas para captação de energia solar e eólica, economiza energia em todos os detalhes, das lâmpadas aos monitores de computador.

Mais de 2 milhões de alunos envolvidos no projeto

O lixo é separado e reciclado, o transporte usa biocombustível, o esgoto recebe tratamento biológico, os alunos aprendem a economizar água e têm uma horta comunitária, que fornece alimentos para áreas carentes na cidade. Até a lanchonete é ambientalmente correta: só tem alimentos orgânicos e baniu todos os refrigerantes e alimentos com qualquer tipo de aditivo artificial.
A campanha por mais escolas ecologicamente corretas vem sendo liderada por 20 prefeitos de grandes cidades americanas, entre elas Nova York, São Francisco, Seattle e Miami, para promover parcerias público-privadas a fim de adaptar as escolas existentes ao decálogo verde, seguido à risca pela Sidwell School. O pacote de estímulo econômico assinado pelo presidente Obama reservou US$ 9,75 bilhões para serviços públicos na área de educação, que incluem a transformação de escolas em centros ambientalmente corretos.
Trinta e seis escolas em Nova York já aderiram ao programa Go Green, que administra iniciativas em todos os 50 estados americanos, com mais de dois milhões de alunos e mais de 200 mil professores envolvidos.
Cada uma delas formou uma comissão de pais, alunos e professores para debater e apoiar as formas de adaptar a escola ao estilo de vida ecologicamente correto. E uma das formas mais populares de começar esse trabalho é o incentivo à formação de parcerias entre as comunidades e as escolas para apoiar o engajamento de alunos e professores com um programa ecológico, que inclua o cultivo de hortas.

— Mesmo com a crise econômica, o programa Go Green continua a crescer e desde outubro passado nós somamos mais 211 escolas em 35 estados ao programa — avalia Jill Buck, da Go Green Iniciative.

Especialista destaca necessidade de engajamento

As escolas que aderem ao programa se comprometem com metas de economia de papel, energia e água, evitam o uso de materiais que não são biodegradáveis como plástico ou alumínio, e fazem uma cuidadosa reciclagem do lixo, combatendo sobretudo o desperdício de alimentos. O programa também ajuda a formar professores para esclarecer dúvidas sobre ecologia e combate ao aquecimento global.
Karen Hollweg, presidente da Associação Americana para Educação Ambiental, diz que implementar a ideia de uma educação ecologicamente correta e de um estilo de vida ambientalmente sustentável não é uma questão de investimento financeiro, mas de engajamento comunitário.

— O mais importante no processo de educação ambiental é dar aos alunos experiências cotidianas, embasadas em informações científicas, de combate à poluição e ao aquecimento global, para que eles fiquem engajados no processo de questionar seus hábitos e analisar as consequências de suas escolhas — avalia Karen.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s